16 novembro 2015

2º Apê - Piso vinílico

Apesar de amar meu piso do primeiro apartamento, optei por colocar vinílico no segundo devido sua maior resistência a água.
Como adotei um cachorro bem na época da mudança, fiquei com medo de estragar o piso (se fosse laminado) com a urina dele nesse período de adaptação.

Mas a escolha não foi fácil.
Achei pouco conteúdo na internet sobre piso vinílico e fiquei bem insegura em relação a marca.
Sem contar que a gama de cores do vinílico é bem menor que a do laminado. Visitei várias lojas e demorei para encontrar algo do meu agrado.
Fechei a compra mesmo não estando 100% satisfeita, pois a reforma estava em andamento e precisava agilizar esta etapa.

O piso escolhido


Marca: Tarkett

Linha: Essence Liso

Cor: Fava
Forma de instalação: Colado







Minhas considerações

Pontos positivos:
- Realmente este piso é bem resistente a água. Uma vez por mês eu lavo ele (com bem pouquinha água e detergente neutro, esfrego com a vassoura e finalizo com pano úmido) e até agora não estufou nenhuma régua. Comparando com o laminado, antes mesmo de eu me mudar para o primeiro apê, apenas com a limpeza pós reforma, o piso já estava estufado no corredor próximo a porta do banheiro.
- É um piso quente, apesar de ser de PVC, trazendo maior aconchego ao ambiente.

Pontos negativos:
- O Preço do vinílico por m² é bem mais elevado que o preço do laminado.
- Acumula mais sujeira. A impressão que tive é que no laminado só acumulava pó, e no vinílico algumas sujeirinhas grudam, e só o pano úmido não dá conta.
- Não é tão resistente a peso. No meu quarto, tenho marcas dos quatro pés da cama, apenas de arrastá-la poucos centímetros.

Não colocaria piso vinílico novamente por causa desses pontos negativos.
Hoje meu cachorrinho já está treinado para fazer suas necessidades no lugar correto. A limpeza do laminado é bem mais fácil, e o preço do vinílico não compensa apenas pela resistência a água. Prefiro pagar um pouco mais barato e tomar mais cuidado na hora de lavar as áreas frias.

Alguém tem piso vinílico e teve uma experiência diferente? Me conte, assim ficarei sabendo se os contras são devido ao material ou devido a marca escolhida.



11 comentários:

  1. Eu estou super na dúvida entre o vinílico e porcelanato.
    Gosto do aconchego e praticidade do vinílico e amo a elegância do porcelanato...
    Difícil escolher... Mas, aqui no sul a maioria acaba optando pelo vinílico, madeira ou parquet...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Eu fui uma das que te perguntei sobre o piso no insta! Hehe
    O meu é da mesma marca que o seu, coloquei tem 9 meses. O meu não foi colado, é o click.
    Olharam meu piso antigo (cerâmica) e falaram que estava bem nivelado e que era só colocar o vinilico por cima. Mas hj vejo que não estava totalmente nivelado não. Com a claridade vejo marcas no piso ou mesmo andando ás vezes sinto um leve desnível. Eu falo assim, mas só se eu mostrar vc vai ver.
    Coloquei na sala e nos quartos e, na sala, houve um lugar que marcou, mas foi tão leve que só eu vejo. Na verdade vejo tbm marcas como se alguém tivesse arrastado o pé com força (não sei explicar direito), outra coisa q só eu vejo.
    Amoo a facilidade para limpá-lo e seu efeito estético.
    Mas tem uma coisa que me incomoda e preocupa mesmo.. já vi duas réguas que a ponta parece querer levantar... ainda não levantou, mas não está perfeitamente encaixada. Me dá vontade de chorar qdo vejo que em menos de 1 ano de uso já está assim. Investi uma grana e o retorno parece que não ai dirar muito.
    Resumindo... se eu ficar procurando acho peqenas coisas que me incomodam, imperfeições, mas adoro o visual e a facilidade para limpar esse piso. Eu odeio reforma e por isso talvez o colocaria de novo, já que ele é muito prático de instalar. Mas acho que se eu colocaria de novo ou não vai depender mais de quanto tempo o meu vai durar. Se ele não fosse caro não me importaria de ter que trocar de tempo em tempo, mas ainda não é o caso...
    Desculpe o comentário gigante... foi um desabafo mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Ah! Dizem que o colado é menos resistente a peso mesmo, o click tem espessura maior (geralmente). Apesar de ter uma pequena marca na sala, para mim isso não anula as qualidades dele, já que ninguém repara e marcou por uma burrice que fiz.
    O que pra mim pode anular as qualidades desse piso é se as pontas das réguas começarem de fato a levantar. E acho que se der esse problema será mais por não terem instalado corretamente do qe por falta de qalidade do piso. Mas é só minha opinião.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Eu coloquei vinílico mas pra forrar uma parede e foi o colado, um modelo da mesma marca que o seu. Eu gostei muito do efeito nele na parede, e acho que colocaria como piso também em uma futura moradia, pelo mesmo motivo que o seu, por ter cachorro em casa e por ser mais resistente à água. Você já pensou em substituir as réguas que deram problema ? Eu acho que isso seria fácil de fazer.

    ResponderExcluir
  5. Ontem mesmo estava pensando em coloca vinílico na cozinha. Vi em alguns blogs e revistas e achei muito bonito e prático para limpar. Mas depois das suas considerações acho que desisti rs

    ResponderExcluir
  6. OI. Nossa, eu jurava que o piso vinílico fosse sucesso master!!! Muito obrigada pelas dicas. Vou pensar melhor na hora de escolher o meu.

    bjs

    http://casatrabalhovida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu queria colocar o vinílico lá em casa, mas o marido não concordou de forma alguma.
    Depois de ver suas considerações acho que vou continuar no porcelanato mesmo heim rs
    Beijos
    http://morandocomamor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, entre vinílico e laminado, eu escolho laminado, mas entre vinílico e porcelanato, prefiro o vinílico! Mas é questão de gosto.
      Bjs

      Excluir
  8. Oi Aline!
    Agora no começo do ano pego a chave do meu apartamento e estava bem certa da minha escolha com o vinílico, mas depois desse post, acho que vou acabar optando pelo porcelanato mesmo, já que quero um único piso para sala, quartos e cozinha.... obrigada pelas considerações!!

    http://www.imamess.com.br/

    ResponderExcluir

Comente! Vou adorar ler suas opiniões, sugestões, elogios e críticas. Se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, coloque seu endereço de e-mail que responderei com o maior prazer. Volte sempre!