12 novembro 2015

Lava-Louças: Vale a Pena?


Assim que comprei meu primeiro apartamento na planta, comecei a fazer uma lista dos móveis e eletrodomésticos que eu precisaria comprar. 
Uma lava-louças nunca fez parte desta lista.
Nunca tive lava-louças em casa, nem conhecia ninguém que tivesse.
Achava uma "frescura", até mesmo por ler em vários sites que você tem que lavar a louça antes de colocá-la na máquina Oi? Como assim?.

Outro motivo que me fez não querer uma lava-louças: "Só terão louças de duas pessoas para lavar (2 pratos, 2 copos e 2 garfos)".

E esse foi o meu maior engano. 
Como sujamos louça!

Até então, a regra no nosso lar sempre foi um cozinha e o outro lava
Como eu era a única que sabia cozinhar, não me incomodava em ter uma pia cheia de louças rs.
Por outro lado, o namorido...

Foi ideia dele comprar uma lava-louças.
Quando compramos o segundo apartamento, uma das prioridades foi uma cozinha maior. E na cozinha do novo apê, além de ter espaço para a máquina, toda a instalação hidráulica já estava pronta.

Ai comecei a pesquisar modelos, marcas, tamanhos e vantagens.
Escolhi a Brastemp Ative 8 serviços pela tradição da marca, tamanho, estética e resenhas positivas que li em blogs e redes sociais.

Hoje posso dizer que não vivo mais sem Foi amor a primeira lavagem.



Apesar do modelo ser 8 serviços, eu lavo muito mais que 8 copos, 8 pratos, etc.. Coloco o quanto couber!
Uso ela todos os dias, e não vi um aumento significativo na minha conta de energia elétrica.
No começo, gastávamos muito era com detergente em cápsula, até descobrirmos o Finish em pó. 1 kg de detergente custa em média R$ 25,00, mas dura 3 meses aqui em casa. Em comparação ao detergente líquido comum, é caro, mas nem se compara ao valor do detergente em cápsulas.

Ahh, e quanto ao mito de ter que lavar a louça antes de colocar na máquina, não é tão mito assim! Acontece que se você colocar uma louça muito suja, com sujeira impregnada, a máquina não conseguirá remover. Por exemplo: prato sujo de molho de tomate. Depois de seco, o molho fica duro e não sai na máquina. O bom é tirar o excesso da sujeira com a esponja. 

Muita gente pergunta também se a máquina lava panela. Lava sim, mas não se iluda! Panela ocupa muito espaço na máquina. No dia a dia você preferirá lavar as panelas na pia, para colocar o máximo de louça possível na máquina.


No dia que tirei a foto acima, minha cozinha estava um caos.
Vejam como ficou a pia após colocar a louça pra lavar na máquina:




Por essas razões, concluo que vale a pena sim ter uma lava-louças em casa!
















Um comentário:

  1. Nossa, amei saber!!! Eu estou querendo comprar...
    Amei o blog!
    www.vidadecasadinha.com/


    Bjoooos

    ResponderExcluir

Comente! Vou adorar ler suas opiniões, sugestões, elogios e críticas. Se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, coloque seu endereço de e-mail que responderei com o maior prazer. Volte sempre!