30 julho 2014

É possível vender um imóvel financiado?

Após eu postar que vendi meu apartamento, choveram e-mails e comentários perguntando se ele era financiado, como fazer a venda nesse caso, etc.
Resolvi então fazer um post para tirar algumas dúvidas sobre esse assunto.

Comprei meu primeiro apartamento na planta. Dei uma entrada em recursos próprios, parcelada durante a construção, e financiei o restante na Caixa Econômica Federal, em 300 meses.

Como foi a venda

A pessoa que comprou o apartamento me pagou 20% do valor em recursos próprios e financiou o restante, também pela Caixa Econômica Federal.
Nessa parte que muita gente tem dúvidas, pois um imóvel alienado fiduciariamente (financiado), não pode ser vendido. 

Como funciona então?


 O procedimento é simples.
Parte do valor financiado pela pessoa que está comprando o apê, é destinada para quitação do saldo devedor atual do imóvel com o banco. Quem está vendendo recebe somente a diferença desses valores. 
Como o meu financiamento era da CEF e o do comprador também, o processo foi tranquilo. Mas nada impediria a pessoa que comprou financiar com outro banco.
Quando os bancos são dististos, chamamos a operação de interveniência financeira, ou interveniente quitante (IQ).
Em uma venda com IQ, os dois bancos conversam entre si para obter o valor da dívida do imóvel, e todos assinam o contrato.

Hoje em dia já é possível vender imóvel alienado até para quem vai pagar com consórcio.
O único recurso que não quita saldo devedor é o FGTS.

E se o comprador for pagar a vista?

Se o comprador não for financiar, você terá que entrar em contato com o seu banco e solicitar um boleto para quitação do imóvel.
O comprador pagará esse boleto e o banco emitirá uma carta dizendo que o imóvel está livre de ônus.
Essa carta deverá ser entregue ao cartório de imóveis para averbar o cancelamento da alienação fiduciária.
Somente com a alienação cancelada que a Escritura é lavrada.

No primeiro caso, onde o comprador utiliza financiamento bancário, a alienação fiduciária também é cancelada, porém, não por uma carta, e sim, por uma cláusula constante no próprio contrato de financiamento, onde o banco credor afirma ter recebido todos os valores e autoriza o cancelamento.

Muitos também imaginam que em uma venda financiada, o vendedor recebe parceladamente o valor do imóvel. Isso não ocorre. Após o registro do contrato de financiamento no cartório, o banco credita na sua conta o valor integral que compete a você. 

Para quem comprou apartamento pelo Programa Minha Casa Minha Vida, sugiro pesquisar os detalhes, pois em algumas modalidades não é permitido vender o imóvel por um período determinado de anos. Leiam o contrato que vocês fizeram com a CEF. Se esse for o seu caso, isto estará previsto nele.


Espero ter esclarecido tudo! Se você não tinha vendido antes por ter dúvida em algum item citado acima, já pode correr para anunciar seu imóvel!
 





23 comentários:

  1. Oi Aline,
    Achei super interessante e esclarecedor :)
    Beijos

    http://decorandoetal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post e pra quem não sabia vai servir bem... eu vendi o outro ape para comprar este, e ele estava financiado tb! Bjaum

    ResponderExcluir
  3. Ótima dica! ;)

    Bjs
    http://ape114.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tb penso em vender o meu a.p mais pra frente. Quero um que seja um pouco maior e com sacadinha pois quero poder ter um doguizinho e um espeço aberto para ir com ele sem sair do a.p. Gostei da dica, Super esclarecedor.
    Bjus
    http://reformandodecorandocasando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola... Pelo fato do tramiti todo ser realizado no mesmo banco, o processo é menos burocrático , ou VC como vendedora teve que levar toda aquela porção de documentos ?

      Excluir
  5. Aline, tive varias duvidas respondidas com o seu post. Gratidão por explicar, muito obrigada! <3 Maria Helena

    ResponderExcluir
  6. Aline, bom dia!
    Minha situação de compra do imóvel é semelhante a sua. A minha dúvida é o que eu ganho caso eu venda o meu. Vou te dar um exemplo simbólico do valor de um imóvel atual na mesma região que está localizado o meu imóvel: 200.000,00. A pergunta é: o que eu ganho nessa venda, visto que o meu imóvel é financiado e eu só dei apenas uma entrada no ato da compra?
    Meu e-mail é: fernando26_santana@hotmail.com. Estou no aguardo, desde já, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      Estou com a mesma dúvida, alguém poderia me esclarecer ?

      Obrigado desde já.

      Excluir
    2. A equação é bem simples.
      Valor a Receber = Valor de Venda - (Saldo Devedor + Taxas [se houver])
      Ex.: Se o imóvel custa R$ 200K e o saldo devedor é R$ 150K, vc receberá 50K.

      Excluir
    3. Esse saldo devedor é com juros até o fim do contrato de financiamento? Por exemplo, Comprei por 146 mil e financiei 126 mil. O imóvel está avaliado em 160 mil. Ainda nem comecei a pagar o banco. Mas querendo vender daqui 1 ano só pagando as prestações normais, ainda não valeria a pena, certo?

      Excluir
  7. Obrigada Aline, tive minhas duvidas esclarecidas..Cirlei

    ResponderExcluir
  8. Boa noite aline tenho a mesma dúvida que o anônimo peço por favor esclarecer aguardo desde já obrigado. Meu e-mail : Washington lsouza @hotmail.com.

    ResponderExcluir
  9. Boa Noite Aline, muito legal seu post.

    eu comprei meu apartamento a 2 anos, porem me mudei de cidade e por não ter ninguém para cuidar e o valor pedido em aluguel não pagaria sua prestação, penso em vende-lo

    nesse caso como seria? a pessoa me passaria um valor pelo que ja paguei e ai financiaria o resto pelo banco ??

    meu email: chaleire@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Aline,

    Obrigado pela dica. Estava com esta dúvida sobre o procedimento para a venda do imóvel financiado. Gerar o boleto na CEF é interessante para a segurança do comprador.

    Abraços,

    João Domingos

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelos esclarecimentos. Abçs

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Aline.
    Muito bom seu poste. Tenho s mesma dúvida do Anônimo que perguntou dia 04/08. Meu email. ma.jo.costa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Aline. Muio bom seu Post.
    A minha dúvida e a mesma do anônimo do dia 04/09. Meu email ma.jo.costa@hotmail.com. obrigada.

    ResponderExcluir
  14. ola muito bom sua dica
    só tenho uma pergunta após vender você tem direito a outro a outro financiamento imobiliário com a CAIXA ?
    ou seja você pode solicitar um novo financiamento imobiliário com as mesmas taxas e condições do primeiro financiamento ?
    wenderson.rpereira@yahoo.com.br
    desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, você pode fazer outro financiamento com a CEF, porém, as taxas e condições serão reavaliadas, de acordo com as praticadas atualmente e sua nova condição financeira.
      Abs.

      Excluir
  15. Boa tarde, compramos um ap financiado pelo BB, mas nosso sonho sempre foi uma casa mas por a entrada ser muito alta não conseguimos, vc acha possível conseguir essa "troca"??
    Me ajude por favor
    ma-g1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde
    Compramos um ap financiado pelo BB, mas nosso sonho sempre foi uma casa , mas pela entrada ser muito alta não conseguimos. ..
    Vc acha possível fazer essa "troca"
    Me ajude por favor!
    ma-g1@hotmail.com

    ResponderExcluir

Comente! Vou adorar ler suas opiniões, sugestões, elogios e críticas. Se tiver alguma dúvida ou pergunta a fazer, coloque seu endereço de e-mail que responderei com o maior prazer. Volte sempre!